PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

 

O abastecimento de água na região central é suprido pela Estação de tratamento que capta água do Rio Negro comcapacidade de 27 l/s  e o Distrito de  São Cristóvão abastecido pela estação de tratamento  que capta água do Rio Canoinhas (operada por outra empresa).

  1. Captação: Bombeamento da água do rio para o sistema de tratamento. É realizado o controle do volume e as análises da água bruta.
  2. Floculação: Remoção das impurezas da água pela adição de produtos químicos. Os produtos reagem com as impurezas e formam flocos. A floculação é a principal etapa responsável pela redução da cor.
  3. Decantação: Ocorre quando a água passa lentamente por tanque, isso permite que as partículas, em função do seu peso, afundem liberando a água decantada e sem sólidos.
  4. Filtração: Remoção de partículas (suspensas e coloidais, além de microrganismos) da água ao passar através de um material poroso.Principal etapa responsável pela redução da turbidez
  5. Desinfecção: Processo que utiliza um agente químico, cloro, com o objetivo de eliminar microrganismos e bactérias. Garantindo uma água de qualidade.
  6. Fluoretação: Adição de flúor na água para prevenir cáries dentárias.
  7. Reserva e distribuição: Armazenamento da água tratada em grandes reservatórios, para posterior distribuição às ligações prediais através de tubulações e estações de bombeamento.