CUIDADO! GATO NA REDE

A ligação clandestina de Água, popularmente chamada de “gato”, longe de trazer benefícios ao usuário infrator, traz sim, prejuízos e aborrecimentos. Além de determinar imediatamente a suspensão do fornecimento de água e a aplicação de multa, gera também o registro em boletim de ocorrência policial (B.O) e a abertura de processo crime por furto de água.
O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade.Infelizmente, muitas pessoas ignoram a lei e cometem irregularidades no consumo, chegando, inclusive, a danificar as tubulações para se abastecer de forma fraudulenta.
A água é considerada um patrimônio público e eventual artifício usado para alterar o consumo nos hidrômetros poderá ser considerado furto qualificado pelo emprego de fraude (art. 155, § 4º, II, do Código Penal).
A Resolução Normativa da ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento) dispõe sobre cobrança de Multa por Violação do hidrômetro/ligação que vai de 10% até 50% do “valor de referência” das tarifas pertinentes do SAMASA. 
Após constatada a irregularidade pelo setor de Fiscalização do SAMASA usuário infrator será notificado para apresentação de defesa, podendo, ao final, ser punido com multa que varia de acordo com a infração cometida, prejuízo causado e reincidência.

Os “gatos” são custeadas por usuários que pagam corretamente, além de prejudicarem na distribuição de água por falta de pressurização do sistema.Colabore você também, denuncie o furto de água na sua rua ou no seu bairro. Você pode ligar gratuitamente para 0800 646 5676. A empresa vai apurar as informações e manterá seus dados sob sigilo.

Em caso de duvidas:

0800 646 5676 - Ligação gratuita
(47) 3623 - 1473/ (47)3623-0996
(47)3623-1115 Esc. São Cristóvão
www.samasa.com.br
Três Barras - av: Rigesa ,270 - Centro
São Cristóvão - av: Abraão Mussi, 3114